Reconfigurar um espaço público utilizando tecnologia para iluminação inteligente, com o objetivo de promover segurança, bem-estar e convivência entre as pessoas, bem como redução de custos para o poder público.
Uma ciclovia transformada, que promove economia, sustentabilidade e qualidade de vida em meio à maior metrópole brasileira.
A ciclovia da Marginal Pinheiros passou por uma incrível transformação, tornando-se um exemplo inspirador de como espaços públicos podem ser reconfigurados para promover a convivência e a qualidade de vida. E nossa ação estratégica baseada no desenvolvimento de soluções inteligentes para campo e cidades tem tudo a ver com isso.
Com a participação ativa de parceiros do setor privado e público, foi possível implementar o projeto de iluminação inteligente na ciclovia. Conosco, de um lado, nossa cliente Enel X e a concessionária Farah Service. De outro, o Governo do Estado de São Paulo, a Empresa Metropolitana de Águas e Energias e, auxiliando a aprimorar ainda mais o acesso da população à ciclovia, a Prefeitura de São Paulo.
Projetos como esse reduzem em até 70% o consumo de energia se comparados aos modelos anteriores, com matrizes energéticas mais antigas. Além disso, estudos demonstram que uma iluminação adequada pode contribuir para a diminuição em até 40% do índice de criminalidade na área onde é instalada e nas regiões adjacentes, aumentando a sensação de proteção e confiança dos cidadãos.
A Ciclovia da Marginal Pinheiros hoje atrai pessoas com diferentes interesses, seja para treinos, passeios ou deslocamentos diários, promovendo encontros e conexões entre indivíduos em um ambiente harmonioso, tanto durante a semana quanto aos sábados e domingos. Em entrevista, um usuário afirmou que a instalação de iluminação ao longo do percurso tornou a experiência dos ciclistas que pedalam as 5h30 da manhã mais segura e agradável. Além disso, ele mencionou a estrutura que foi aprimorada recentemente, trazendo comodidades como lojas, cafés, e estabelecimentos que vendem, arrumam ou alugam bicicletas.
“A iluminação é muito importante. Não apenas para ver o caminho e as outras bicicletas, mas principalmente para enxergar às capivaras que cruzam a ciclovia… é realmente perigosa a falta de visibilidade quando não há iluminação”
comenta Luciano, ciclista morador da capital paulista que utiliza a ciclovia todos os dias..
Imagine agora essa mesma transformação ocorrendo em outros lugares. Esse projeto visionário implementado na Ciclocapivara, como é carinhosamente chamada pelos usuários, pode ser replicado em diferentes espaços em qualquer cidade. A nossa expertise aliada a parcerias certas permite reconfigurar áreas públicas, integrando tecnologia e infraestrutura de maneira inovadora, criando, assim, regiões seguras e atraentes para a prática do convívio social.
Isso é comprovado pelo salto considerável no número de usuários nos últimos dois anos, que passou de 17 mil para 210 mil pessoas. E, cerca de 70% dessas pessoas, segundo a concessionária, são trabalhadores do entorno da ciclovia que a utilizam para seus deslocamentos diários. Como bem menciona o Sr. Farah: “a ciclovia é um lugar plural”.
De acordo com os entrevistados, tanto o usuário quanto o gestor da empresa concessionária, não há outra ciclovia parecida em São Paulo.
“A ciclovia tem algo de especial que difere de todas as outras, e não só em São Paulo. No Brasil como um todo a gente ainda não detectou nenhum tipo de ciclovia com tanta exclusividade para ciclistas e com tanta segurança”
diz Michel Farah, fundador da Farah Service e um entusiasta da ciclovia que sua empresa administra
Pode-se dizer que essa ciclovia transcende sua função primeira, que é a prática esportiva, o lazer e a mobilidade. Hoje ela tem um papel destacado como um espaço de convivência. A experiência dos usuários foi aprimorada com a modernização trazida pela iluminação e pela nova infraestrutura ao redor, que pode ser vista no perfil @cicloriopinheiros.
Hoje, graças à tecnologia e às soluções inteligentes, nossa empresa consegue reconfigurar ambientes urbanos, tornando-os mais modernos, conectados, seguros e atraentes, impulsionando o caminho para Smart Cities, encantando moradores e visitantes, e proporcionando ao setor público economia, transparência e organicidade.