Aplicar uma tecnologia que garantisse a iluminação inteligente na SCPAR Porto de Imbituba, que enfrentasse os desafios geográficos do ambiente e trouxesse benefícios ao cliente final
Uma telegestão moderna, com olhar na sustentabilidade, que funciona com eficiência nos componentes instalados em um local crítico, e que possibilita a redução no consumo de energia e diminuição das manutenções para o cliente.
Para a Telegestão Nouvenn de Iluminação Inteligente não há obstáculos. Além de locais como a ciclovia do Rio Pinheiros e a via de acesso ao aeroporto de Florianópolis, também estamos no parque de iluminação da SCPAR (SC Participações e Parcerias S.A.) Porto de Imbituba, em Santa Catarina.
A história do Porto de Imbituba tem em sua proa a vanguarda. Ele foi criado na década de 1880 e, desde então, destaca-se pela sua gestão de ponta e pelo trabalho da sua comunidade portuária. Tanto que agora em maio de 2023, Imbituba incrementou em 16,2% o seu resultado operacional, movimentando 700 mil toneladas, segundo divulgado no site oficial do porto.
Portanto, é em um cenário de conquistas que desembarcamos com nossa moderna telegestão.
Os controladores de iluminação inteligente que fornecemos possibilitam o controle individual de cada ponto, permitindo, ainda, o monitoramento de parâmetros das luminárias. Diante das condições de funcionamento diurno e noturno do Porto de Imbituba, os controladores instalados fazem a iluminação inteligente atuar de maneira bastante funcional e segura. Isso porque é possível programar os horários de ligar e desligar, bem como selecionar modos de operação, fazer a medição individual das luminárias e controlar a intensidade das mesmas.
Para Luiz Gustavo Piucco, engenheiro eletricista da SCPAR Porto de Imbituba e responsável pela obra, “a solução adotada reformulou completamente a iluminação para atendimento às normativas, aumentando de 97 para 188 pontos iluminados por poste, com monitoramento em tempo real via sistema de telegestão”. Nesse aspecto, é interessante destacar que a Telegestão Nouvenn contribui também com as boas práticas que regem a governança corporativa, corroborando com políticas de compliance.
O monitoramento feito pelos sensores é fundamental em um ambiente portuário, pois pode gerar economia, segurança e acionamento mais rápido de equipes por parte do cliente. “O sistema contribuiu para a identificação antecipada de defeitos e falhas na iluminação, inclusive durante a luz do dia, antecipando nossa atuação corretiva e reduzindo o tempo de manutenção”, confirma Piucco.
Podemos dizer que a Telegestão Nouvenn se personaliza ao local onde é instalada, visto que o sistema é parametrizado com as informações atualizadas dos pontos. E os controladores de iluminação inteligente fazem o monitoramento de qualquer ambiente. Eles se atualizam de maneira remota e podem ser usados, inclusive, para coletar dados em tempo real ou por agendamento e gerar alarmes referentes ao funcionamento.
Essa personalização se dá também por conta do RF Planner, uma ferramenta Nouvenn que faz a localização estimada dos concentradores e que foi aplicada no Porto de Imbituba, usando georreferenciamento e levando em consideração o relevo do local para que todos os requisitos da Rede Mesh sejam atendidos.
Nossa solução também conta com a Plataforma Nouvenn de Telegestão e o Software de Telegestão NLM. De seu lado, a plataforma suporta protocolos abertos, tem uma interface intuitiva e oferece funcionalidades básicas para monitorar, gerenciar, controlar e receber dados operacionais dos pontos de iluminação inteligente. E, por sua vez, o Software NLM é essa interface que permite a interação e visualização do usuário com o sistema de telegestão por meio de um mapa, onde é possível controlar a iluminação de maneira individualizada ou em grupo, definir parâmetros de acionamento, emitir relatórios, criar agendamentos e analisar alarmes.
O uso compartilhado de rede e a comunicação sem fio presentes em nosso sistema de iluminação representam um avanço em ambientes com a criticidade de um porto, tendo em vista a complexidade de ser um local de longa extensão geográfica e também um espaço destinado a carga e descarga de grandes navios.
Sobre o Porto ter um ambiente crítico, Rafael Madeira, gerente administrativo da Botega Montagens Elétricas, cliente Nouvenn nesse projeto, explica: “Devido à alta exposição à maresia, e aos fortes ventos no local, além do material, que prezamos por ser de qualidade, também tivemos que ter cuidado especial durante a instalação. Tivemos que tomar um pouco mais de cuidado, verificar as vedações, o encaixe de todo material”.
O fato de ser um espaço portuário também nos remete a um aspecto que observamos em todos os nossos projetos, que é a importância da sustentabilidade ambiental. No Porto de Imbituba, isso se reflete sobretudo na economia no consumo de energia gerada pela Telegestão para Iluminação Inteligente Nouvenn. “A substituição das lâmpadas de vapor metálico por LED reduziu sensivelmente o consumo de energia”, confirma Luiz Gustavo.
Um outro ponto de vista relevante sobre os impactos de nossa telegestão diz respeito à segurança dos trabalhadores no porto, o que acaba impactando na manutenção local, como comenta o engenheiro responsável pela obra: “O sistema permitiu antecipar problemas no parque de iluminação que seriam detectados somente à noite, reduzindo assim o número de ocorrências noturnas e atendimento emergencial fora do horário comercial”.
Somos um IoT enabler e nos conectamos a clientes que tenham a visão de atuar em um cenário que prioriza ecossistemas inteligentes, buscando bem-estar social e qualidade ambiental.
Veja também como a Telegestão Nouvenn transformou a ciclovia da Marginal Pinheiros e a via de acesso ao Aeroporto Internacional de Florianópolis.